Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 1 de abril de 2014

Tradições Pascais

 

 
Amêndoas da Páscoa
As amêndoas de Páscoa são um dos doces mais consumidos na Páscoa em Portugal. São geralmente formadas por uma amêndoa coberta de açúcar ou chocolate, embora haja muitas variantes. Antes de ser desenvolvida a produção de açúcar era usual terem uma cobertura de mel.
A troca de presentes que ocorre nalgumas regiões (frequentemente de um padrinho para um afilhado), nesta época, é também denominada de "dar as amêndoas".
A  amêndoa, várias vezes citada na Bíblia para além de simbolizar a vida, pureza e magnitude, na Páscoa, a palavra amêndoa é mais prosaicamente usada para significar presente.
Não há muitos anos, quando a Aleluia era celebrada no sábado, grupos de crianças no Alentejo percorriam as ruas correndo e tocando pequenas campainhas, anunciando ruidosamente a ressurreição de Cristo na esperança de receber em troca amêndoas que lhes eram atiradas das janelas, as chamadas “amêndoas enxovalhadas”.
A amêndoa é hoje um dos símbolos da festa pascal. Este fruto seco chega mesmo a significar folar (outra tradição pascal). Assim, em vez de dar ou receber o folar, também se diz dar ou receber amêndoas. No caso do cristianismo esse fruto simboliza Jesus, porque a sua natureza divina está “escondida” pela sua natureza humana, tal como a amêndoa que apresenta duas faces (o interior e a cobertura).
 

Sem comentários: