Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Santos do Mês de Outubro

Santa Teresinha Do Menino Jesus(Sta. Teresa de Lisieux)
Dia do Santo: 1 de Outubro

Seu nome de batismo é Teresa Martin e também é conhecida como santa Teresinha. Nasceu em Alençon, na França, em 1873. Enfrentou diversas dificuldades ao longo da sua vida, a começar pela fragilidade da sua saúde: morreu de tuberculose pulmonar quando tinha apenas 24 anos, em 1897. Factos esses que não lhe tiravam o sorriso do rosto! Era uma expressão de sua alegria espiritual, que segundo suas palavras “não está nos objetos que nos circundam, mas reside no íntimo mais profundo da alma.”

Santa Teresa tinha um diário no qual relatava as suas experiências interiores, publicadas mais tarde com o título de “História de uma Alma”. Nele lemos o seu caminho espiritual, ao que ela deu o nome de Infância espiritual, ou seja, perante Deus temos que nos comportar como as crianças, que amam a simplicidade, confiam sem limites, e assim, cultivamos a humildade, que é a verdade. Devemos servir a Deus de modo desinteressado.

Em 1881 começou a freqüentar, como semi-interna, as Irmãs Beneditinas de Lisieux. Em 1888 ingressou no Carmelo de Lisieux, permanecendo aí durante nove anos, até sua morte. Esta santa inseriu-se tanto na realidade da vida eclesial que em 1927 foi declarada padroeira das missões e, em 1944, padroeira secundária da França, ao lado da guerreira Joana D’Arc.

Santos Anjos da Gu
arda
Dia do Santo: 2 de Outubro

Oração ao Anjo da Guarda
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, pois a ti me confiou a piedade divina, hoje e sempre me governa, rege, guarda e ilumina.Amen.




















Santa Faustina Kowalska
Dia do Santo: 5 de Outubro



Conhecida pelos católicos como apóstola da Misericórdia de Deus, entrou para a vida religiosa em 1924 na congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia.

Um dos seus confessores, Pe. Sopocko, exigiu de Santa Faustina que ela escrevesse as suas vivências num diário espiritual. Este diário compõe-se de alguns cadernos. Desta forma, não por vontade própria, mas por exigência do seu confessor, ela deixou a descrição das suas vivências, que ocupa algumas centenas de páginas.

A sua canonização aconteceu a 30 de Abril de 2000, pela mãos do Papa João Paulo II de quem também conseguiu a instituição da Festa da Divina Misericórdia.



Nossa Senhora do Rosário
Dia do Santo: 7 de Outubr
o


A origem da devoção à Nossa Senhora do Rosário é muito antiga, mas a sua propagação tomou impulso com São Domingos de Gusmão.
Foi por sua inspiração que São Domingos fez do Rosário a sua poderosa arma para combater a heresia dos albingenses, no início do século XIII, onde a tal heresia crescia vertiginosamente em França. Fundou a ordem dominicana e por sua intensa propagação e devoção, a Igreja conferiu-lhe o título de “Apóstolo do Santo Rosário”. Existem, inclusive, certas versões históricas que afirmam ter Nossa Senhora aparecido a São Domingos segurando o Menino Jesus no colo e oferecendo-lhe o santo Rosário, e cuja propagação e divulgação teria tomado impulso por pedido pessoal de Maria Santíssima.





Sem comentários: